PERGUNTAS FREQUENTES


1- Como faço para obter meu passaporte?

O passaporte é sua identidade quando fora de seu país. Para obtê-lo, basta acessar o site http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte e seguir o passo a passo indicado, ou seja, preencher um cadastro de dados pessoais, gerar a guia de recolhimento e agendar sua entrevista na unidade da Polícia Federal mais próxima.

2- Como obter visto americano?

Todo brasileiro necessita do visto americano para visitar os Estados Unidos e, desde abril de 2012, o processo de obtenção foi modificado, agora é necessário primeiro agendar uma entrevista nos centros de atendimento ou CASV e no dia seguinte agendar uma entrevista no Consulado Americano. Hoje o processo pode ser feito em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

3- Assento conforto vale a pena?

As companhias aéreas de tempos em tempos lançam novos serviços para melhor atender seus passageiros. É o caso dos assentos conforto que proporcionam maior comodidade, principalmente nos voos de longas distância. Nos aéreos nacionais, e empresas trabalham com essa opção: a Azul disponibiliza as seis primeiras fileiras de suas aeronaves; a Gol e a Latam disponibilizam espaço nas saídas de emergência localizadas sobre as asas. Esse serviço tem custo extra para o passageiro e pode ser adquirido no ato da compra ou no check-in, mediante disponibilidade. Nos voos internacionais também existe a possibilidade de viajar com mais conforto, principalmente nos voos intercontinentais. Os assentos com mais espaço para as pernas geralmente estão localizados bem na divisa das classes de voos e tem custo médio de R$ 250,00 por trecho e por passageiros e podem ser adquiridos logo após a compra do aéreo de acordo com disponibilidade. Portanto, não deixe para a última hora. Algumas empresas que trabalham com essa opção, dentre outras são: Latam, Delta, Klm, Air France, Lufthansa, etc.

4- Importância do seguro viagem. O seguro viagem é um produto com ótimo custo/benefício e propicia mais segurança na hora de colocar o pé na estrada, pois muitas são as situações adversas que podem ocorrer. Quem nunca teve bagagem extraviada nos aerportos mundo afora?

Certamente você conhece alguém que já passou por essa situação nada agradável, mas que pode ser amenizada se vc tiver um seguro viagem. Em geral eles possuem cobertura contra acidentes, doenças, perdas, roubos, assessoria judicial, assistência odontológica, gravidez e muito mais, tudo depende do destino da viagem e da categoria do produto adquirido. Valor ressaltar que Europa (países integrantes do Tratado de Schangen), Cuba e Austrália exigem um seguro mínimo de saúde como requisito de entrada no país.

5- Quando usar suas milhas? Os programas de fidelidade se multiplicam dia a dia e muitos consumidores revertem os bônus adquiridos em passagens aéreas, as chamadas milhas. Mas qual a melhor época para utilizá-las?

Principalmente na alta temporada ou férias escolares, quando os aéreos ficam o dobro do preço, seja para voos nacionais ou internacionais. Na baixa temporada também é possível usar milhas, desde que elas estejam em promoção. 

6- Perdi minha bagagem, e agora?

Nessa situação, a primeira coisa a fazer é ir direto ao balcão da companhia aérea e informar o ocorrido, assim, é feito na hora um documento com a ocorrência. Nele constam os dados do voo, especificações da bagagem, como cor, tamanho, valor, conteúdo, e já inserem os dados de contato do passageiro para entrega dos pertences assim que encontrados. Caso o passageiro possua seguro viagem, este documento será exigido no retorno da viagem, quando é feita a solicitação de reembolso.

7- O que levar na bagagem de mão?

A bagagem de mão não deve ultrapassar 10kg e, junto com ela é possível levar um casaco ou um guarda-chuva extra, por exemplo. Em hipótese alguma é permitido que o passageiro leve a bordo itens pontiagudos (tesourinhas, alicates, facas), produto inflamável, químico ou aerosol, líquidos que ultrapassem 100ml. Caso os mesmos sejam identificados ao passar pela esteiras, imediatamente são descartados ao lixo. Nos voos internacionais valem as mesmas regras e, ainda mais, caso necessite levar remédios de uso contínuo (caso de hipertensos, diabéticos, cardíacos), dias antes da viagem solicite ao seu médico uma receita atualizada dos medicamentos e a mantenha junto com os mesmos. Itens como laptop, jogos eletrônicos, celulares, smartphones podem ser levados normalmente e utilizados sempre que permitidos pela equipe de bordo.

Para maiores detalhes e informações, entre em contato conosco